quarta-feira, 4 de junho de 2014

Escolas Sustentáveis no Seminário de Gestão Urbana na Assembleia Legislativa do RS

Projeto Escolas Sustentáveis - O futuro está presente!
Apresentado no enceramento do Seminário de Gestão Urbana Sustentável, realizado pela Oscip Toda Vida no Auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa do RS no dia 03 de junho/2014. Este evento com mais de 450 inscritos, teve o apoio de diversos órgãos públicos como a própria Assembleia, Câmara Municipal de Vereadores de Porto Alegre, Detran, EPTC e Trensurb, entidades como a Famurs, Câmara Brasil-Alemanha, Fórum Democrático, Sucesu-RS e empresas Dipesul, Factum, FAC Centro, Prodata System e outras. Além das palestras e debates, o Seminário de Gestão Urbana Sustentável apresentou uma programação paralela como a exposição de artistas e artesãos sustentáveis do RS, stands de tecnologias e produtos inovadores, triciclos e bikes elétricas e o lançamento do ônibus híbrido para transporte coletivo. Shows, confraternizações, teatro e alternativas saudáveis de vida como Chi Kung também foram apresentados.

Escolas Sustentáveis é um projeto de responsabilidade ambiental e social coletivo que realiza a capacitação dos educadores – professores, supervisores, agentes educacionais, coordenadores - das escolas públicas para o ensino eficiente, eficaz e contextualizado da educação ambiental e o desenvolvimento de projetos sustentáveis nas comunidades escolares. É realizado através de parcerias do Centro de Assessoria em Resíduos Sólidos e Educação Ambiental – Cenatec Ltda. (www.cenatecbrasil.blogspot.com.br) com empresas, sindicatos, cooperativas, associações, financiamento comunitário, municípios e pessoas físicas que tenham interesse em uma aproximação entre a educação ambiental formal realizada nas escolas públicas e a não formal, responsabilidade de toda a comunidade, entidades e empresas, possibilitando que não existam custos diretos para os estabelecimentos de ensino Através de palestras, seminários, capacitação e apoio aos educadores, o Projeto Escolas Sustentáveis desde 2012 está presente nas escolas gaúchas.

Baseado na Política Nacional de Educação Ambiental – Lei 9.795/1999 e Decreto 4.281/2002 – este projeto têm experiências bastante significativas como a adequação das escolas onde atua para a gestão adequada dos resíduos sólidos, inclusive a compostagem dos orgânicos, a implantação de hortas e estufas escolares para a produção de alimentos saudáveis, a adequação dos espaços escolares para o conforto térmico e acústico, racionalização no uso da água e energia, acessibilidade aos portadores de necessidades especiais e resgate dos espaços escolares abandonados ou subutilizados.

Durante a apresentação, o Diretor do Cenatec e Coordenador do Projeto Escolas Sustentáveis, Antonio Silvio Hendges, destacou que o slogam ‘O futuro está presente! relaciona a responsabilidade ambiental, social e a construção coletiva atual à configuração da sustentabilidade que queremos para nossa comunidade, estado, país e o planeta no futuro, ou seja, o futuro é agora, está presente nas nossas ações cotidianas, por isso a importância de projetos nas comunidades escolares que estejam contextualizados com as tendências e ações locais, regionais e globais. Também foram destacados alguns resultados obtidos pelo projeto nos dois últimos anos, como a implantação de hortas escolares e a compostagem dos resíduos orgânicos e o resgate de atividades e espaços escolares que estavam ociosos e/ou abandonados.

Conheça mais o Projeto Escolas Sustentáveis nos links:
www.cenatecbrasil.blogspot.com.br/2013/12/escolas-sustentaveis.html 
www.cenatecbrasil.blogspot.com.br/2013/12/escolas-sustentaveis-relatorio-de.html

Outras informações e contatos: escolasustentavelbrasil@gmail.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário