quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Projeto Escolas Sustentáveis - Relatório de atividades 2012/2013

Breve Histórico – O Projeto Escolas Sustentáveis iniciou-se de modo informal no segundo semestre de 2012, com a realização da palestra Educação Ambiental e Cidadania na Escola para um estabelecimento de ensino público que atende crianças e adolescentes em situação de risco. O resultado foi a elaboração de um projeto de compostagem dos resíduos orgânicos da escola e a revitalização de uma estufa e a implantação de outra para a produção de diversos alimentos saudáveis consumidos nas quatro refeições diárias (disponível em:  http://www.ecodebate.com.br/2012/10/24/projeto-de-compostagem-dos-residuos-solidos-organicos-da-eeef-aberta-de-soledaders/). Com a realização da IV Conferência Nacional Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente realizada em 2013, outras escolas da região do Alto da Serra do Botucaraí no RS solicitaram o auxílio do Centro de Assessoria em Resíduos Sólidos e Educação Ambiental - Cenatec que passou a assessorar os educadores e comunidades escolares regionais para a participação na Conferência e também realizar palestras e micro seminários de capacitação para o ensino da educação ambiental, entre outras atividades.

 Com os objetivos de ampliar as ações, contribuir com a educação de qualidade, capacitar os educadores das escolas públicas (municipais, estaduais, comunitárias e outras) para o ensino contextualizado da educação ambiental e a implantação de projetos integrados de sustentabilidade nas comunidades escolares, foi elaborado o Projeto Escolas Sustentáveis baseado em financiamento solidário e comunitário para a realização das atividades solicitadas pelas escolas.

Escolas Sustentáveis é realizado através de parcerias com empresas, administrações públicas, sindicatos, cooperativas, associações, ONGs, pessoas físicas ou financiamento comunitário. A coordenação administrativa, executiva e financeira, os recursos humanos e a infraestrutura deste projeto é realizada pelo Centro de Assessoria em Resíduos Sólidos e Educação Ambiental - Cenatec Ltda. em colaboração com as administrações, gestores do ensino, educadores, Conselhos Escolares, CPMs e comunidades escolares.

O projeto se desenvolve em três eixos temáticos complementares:
- História e perspectivas da Educação Ambiental
- Educação Ambiental e Sustentabilidade nas Escolas
- Educação Ambiental e Resíduos Sólidos

Escolas Sustentáveis - O futuro está presente!

Projeto Escolas Sustentáveis - Relatório de atividades 2012/2013.
DATA
LOCAL
ATIVIDADE
Agosto/2012
EEEF Aberta de Soledade/RS.
Palestra – Educação Ambiental e Cidadania na Escola – Direção e Professores.
Outubro/2012
EEEF Aberta de Soledade/RS.
Elaboração e implantação do Plano de compostagem dos resíduos sólidos orgânicos da escola.
Abril/2013
25ª Coordenadoria de Educação - Soledade/RS
Palestra - Educação Ambiental e Sustentabilidade nas Escolas - Diretores e Supervisores Escolares de diversos municípios – Orientações sobre a IV Conferência Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente.
Maio/2013
Parque das Tuias, BR 386 – Fontoura Xavier/RS.
Palestra – Atribuições dos Municípios na Política Nacional de Resíduos Sólidos – Professores e alunos convidados.
Maio/2013
Parque das Tuias, BR 386 – Fontoura Xavier/RS.
Palestra – Resíduos Sólidos e Educação Ambiental – Professores e alunos convidados
Junho/2013
EEEM Nossa Senhora Imaculada – Tapera/RS
Palestra – Educação Ambiental e Sustentabilidade nas Escolas – Diretores, Supervisores, Professores e alunos do Ensino Fundamental – Preparação para a IV Conferência Nacional Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente.
Junho/2013
EEEM João Ferrari – Campos Borges/RS
Assessoria para Diretores e Supervisores para a realização da IV Conferência Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente.
Julho/2013
EEEF Aberta de Soledade/RS
Palestra – Educação Ambiental e Sustentabilidade nas Escolas
Dezembro/2013
Instituto Estadual São José – Soledade/RS.
Palestra – Atribuições dos Municípios na Política Nacional de Resíduos Sólidos – Seminário Integrado de Educação Ambiental do Ensino Médio Politécnico.


Acompanhem nossas atividades neste blog e através das nossas páginas nas redes sociais Linkedin e Facebook.

4 comentários:

  1. Olá Pessoal ,parabéns pelo trabalho realizado das "escolas Sustentáveis"
    Gostaria de comentar com esta equipe e até receber algumas dicas de como gerir um projeto de escola com esta finalidade.Tenho uma área ,onde pretendo destinar á conservação do ecosistema ,cujo objetivo seria também montar um parque com uma escola de educação ambiental para jovens do primeiro e segundo ciclo de escolas públicas. A área já esta preservada ,tenho o apoio da prefeitura local ,mas preciso de um projeto para apresentar á instituições privadas para obter recursos para tal fim.Gostaria se possível trocar informações com alguém de vivencia e conhecimento nesta área .
    Grato

    Milton J maranho

    ResponderExcluir
  2. Obrigado por sua participação e parabéns por sua preocupação e ações para uma educação sustentável.
    Certamente temos grande interesse em seu projeto e ficaríamos muito satisfeitos em poder auxiliá-lo se estiver dentro de nossas possibilidades como Projeto Escolas Sustentáveis e também como empresa Cenatec.
    Neste sentido gostaríamos de manter contato para conhecer melhor seu projeto e desta forma contribuir para sua formatação, assim como na localização de possíveis apoios.
    Solicitamos manter contato pelos emails: cenatecltda@gmail ou escolasustentavelbrasil@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. http://pacorujinha.blogspot.com.br/2013/12/alunos-do-instituto-sao-jose-apresentam.html

    ResponderExcluir
  4. Ótima iniciativa Escolas Sustentáveis! Há muita carência de ações envolvendo esses conceitos nas nossas escolas. A Educação Ambiental precisa está inserida na Educação Nacional de forma transversal envolvendo todos os atores.

    ResponderExcluir