sábado, 25 de maio de 2013

Sustentabilidade: resíduos sólidos e gestão ambiental no norte do RS

Resíduos sólidos:

O I Seminário Regional os Municípios e a Política Nacional de Resíduos Sólidos, dia 16 de maio no Parque das Tuias em Fontoura Xavier foi um importante acontecimento para os gestores públicos, vereadores, setores de fiscalização e meio ambiente das prefeituras municipais e professores presentes conhecerem o tema da destinação adequada e responsável dos resíduos sólidos da produção e consumo. De acordo com a Lei 12.305/2010 são necessários planos municipais de gestão integrada dos    resíduos sólidos, com responsabilidade compartilhada entre os diversos agentes: indústrias, distribuidores, comércio, consumidores e serviços públicos de limpeza urbana. Os municípios que não tiverem este planejamento não terão acesso a recursos para financiarem seus sistemas de limpeza pública e/ou manejo de resíduos. Os municípios podem organizar-se em consórcios para gerenciarem os seus resíduos e desta forma facilitar a integração regional nesta área.

O I Seminário Regional iniciou com a palestra do Diretor do Cenatec, Antonio Silvio Hendges, que abordou a legislação relacionada aos resíduos no país, os objetivos da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010 e Decreto 7.404/2010) e as atribuições e responsabilidades dos municípios nesta questão. Na tarde, o Diretor da Key Associados no RS, Willian Barbosa Siqueira abordou a elaboração técnica dos planos de resíduos municipais e as ações necessárias para sua implantação com êxito.

Outro tema de destaque foi a Educação Ambiental relacionada aos resíduos sólidos como um dos instrumentos fundamentais para se alcançar as metas de racionalização do consumo, redução, reutilização e reciclagem (4 Rs), um dos objetivos da gestão planejada dos resíduos sólidos e dos planos municipais. O seminário foi um importante evento para que os municípios conheçam as suas responsabilidades, mas também as possibilidades e vantagens sociais, econômicas e ambientais do gerenciamento e manejo correto dos resíduos sólidos, evitando-se os passivos ambientais e sociais relacionados.

O I Seminário os Municípios e a Política Nacional de Resíduos Sólidos foi uma realização do Instituto Mundo Verde (www.institutomundoverde.org) de Fontoura Xavier/RS, ONG voltada para as ações de educação ambiental, esporte inclusivo e estímulo a econegócios e o Centro de Assessoria em Resíduos Sólidos e Educação Ambiental – Cenatec (www.cenatecbrasil.blogspot.com.br) de Soledade/RS, empresa de consultoria e assessoria em gestão integrada sustentável de resíduos sólidos, educação ambiental e auditorias ambientais.

Gestão ambiental:

Nos dias 23 e 24 de maio na Faculdade Ecoar - Faeco em Passo Fundo foi realizado o III Fórum de Gestão Ambiental. No dia 23, na abertura o professor, consultor em resíduos sólidos e educação ambiental e Diretor do Cenatec, Antonio Silvio Hendges, abordou o tema Responsabilidades Sócio-Políticas no Manejo dos Resíduos Sólidos. Logo após, o professor Celito Luiz Lorenzi falou sobre Recuperação e Conservação dos Solos. Seguiu-se um   painel mediado pelo Dr. Waner Sanches Barreto com a participação dos palestrantes anteriores. No intervalo das atividades foi realizada apresentação de músicas tradicionais gaúchas pelos gaiteiros Jean Terres e Waner Sanches e o percusionista Cesar Chini que animaram os participantes.

No dia 24, Paulo Fernando Cornélio, Diretor do Grupo Ecológico Sentinela dos Pampas – Gesp de Passo Fundo e Maria Helena Benedetti, engenheira agrônoma do DEFAP falaram sobre as áreas irregulares de descarte de resíduos no município. Lauro Foschera do CETAP abordou o gerenciamento da segurança alimentar. O painel mediado pela professora Rita Maroso contou com a participação dos palestrantes deste dia.

O III Fórum de Gestão Ambiental também proporcionou aos participantes as mostras Efeitos e Produtos da Sustentabilidade e Hora da Arte. Contou com a participação de professores, alunos, gestores públicos e comunidade de Passo Fundo e região que se demonstraram satisfeitos com a realização do evento, considerando a importância dos temas abordados. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário